Início Destaque ÚLTIMA HORA: Jogador do Benfica acusa doping

ÚLTIMA HORA: Jogador do Benfica acusa doping

5271

Algumas análises clínicas e exames médicos de jogadores do Benfica foram revelados em páginas afetas a Sporting e FC Porto, esta quarta-feira. Numa das fichas, os níveis de testosterona de um dos craques das águias estão mais altos que o permitido, como se pode ver no valor de referência na imagem abaixo. Por outro lado, no histórico, verifica-se que, no último exame, os mesmos níveis estavam dentro do normal.

A substância é proibida, a não ser que seja produzida pelo próprio corpo humano. A testosterona permite, nomeadamente, aumentar a massa muscular. Esta análise, datada de 19 de julho de 2016, coincide com a altura de pré-temporada.

Loading...

Noutro documento, de 5 de julho do mesmo ano, um outro jogador apresenta os níveis de testosterona dentro do normal. Fonte do clube da Luz disse à CMTV que não comenta criminosos, nem colabora com quem promove esses crimes.

Esses documentos foram disponibilizados num blogue e contêm informação diversa, como alegadas análises clínicas, relatórios de lesões e participações feitas às seguradoras, nomeadamente dos jogadores do plantel profissional e relativos a 2016/17, época em que as águias alcançaram o tetracampeonato.

Os documentos divulgados foram aproveitados por blogues e outros espaços na internet afetos a Sporting e FC Porto, insinuando a existência de doping. Numa página de Facebook, é mesmo partilhado o alegado resultado de uma análise de um futebolista, cujo valor de testosterona ultrapassa o limite máximo, o que, alega-se, poderia configurar um caso de doping. Depois da divulgação de emails, por parte do diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, denunciando alegada esquema de corrupção de árbitros, e da partilha de pretensos contratos de jogadores, chegou a vez dos documentos clínicos. O Benfica tem tentado travar esta exposição, pela divulgação de correspondência interna e privada, mas sem sucesso.

Loading...