Início Destaque Morreu conhecido treinador de futebol

Morreu conhecido treinador de futebol

1956
COMPARTILHE

O antigo seleccionador de futebol de Itália Azeglio Vicini, que levou a squadra azzura ao terceiro lugar no Mundial de 1990, morreu esta quarta-feira, aos 84 anos, segundo avança a imprensa transalpina. Faleceu na cidade de Brescia, onde morava, e a causa da morte não foi revelada, de acordo com o jornal La Gazetta dello Sport.A sua carreira no futebol, contudo, começou como jogador, no meio-campo do Vicenza e da Sampdória na Serie A. Pendurou as chuteiras em 1966, ao serviço do Brescia, clube onde iniciou, logo no ano seguinte, a carreira de treinador.

Loading...

Em 1968 começou a trabalhar na FIGC e em 1976 orientou a selecção de sub-23 de Itália. Pouco depois passou a ocupar o cargo de seleccionador dos sub-21, que ocupou durante dez anos, perdendo a final do Campeonato da Europa da UEFA de 1986 da categoria para a Espanha no desempate por penaltis.

Azeglio Vicini assumiu o cargo de seleccionador após o Mundial de 1986, substituindo Enzo Bearzot, e manteve-se no cargo até 1991, quando Arrigo Sachi assumiu o cargo. Conduziu a squadra azzurra às meias-finais do Campeonato da Europa da UEFA de 1988 e durante o Mundial de 1990, disputado em Itália, a selecção italiana foi afastada nas meias-finais pela Argentina, no desempate por grandes penalidades (4-3), impondo-se depois à Inglaterra, por 2-1, no jogo para atribuição do terceiro lugar.

MILAN, ITALY – JANUARY 24: Giuseppe Baresi (L) and Azeglio Vicini (R) attend the “Oscar Del Calcio AIC 2010” Italian Football Awards on January 24, 2011 in Milan, Italy. Oscar del Calcio Aic is the event in which best players are awarded by Italian Footballers Association. (Photo by Vittorio Zunino Celotto/Getty Images) *** Local Caption *** Giuseppe Baresi;Azeglio Vicini

Uma das suass últimas aparições públicas foi em Março do ano passado, quando apresentou o seu livro ‘’Azeglio Vicini, Uma Vida em Azzurro’, no Palazzo Loggia, em Brescia, escrito com o seu filho Gianluca e com a sua esposa Inês.

Loading...
COMPARTILHE